Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Resenha: O Oceano no Fim do Caminho

Resenha

O Oceano no Fim do Caminho

Autor: Neil Gaiman 
Editora: Intrínseca
Páginas: 208

Sinopse
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


OPINIÃO DELA:

     Esse foi um livro daqueles que terminei me sentindo a pessoa mais ignorante e burra do universo. Mas calma, foi só um choque... Não é um livro para ler e colocar na estante de volta logo depois. É um livro de reflexão! Tanto o é que ele não revela as coisas de maneira literal, depende de você usar a imaginação e refletir o que esse livro significou para a sua vida.


     O quanto sua infância significa/significou para você? Quais foram as melhores e as piores experiências que você já viveu quando criança? Será que você foi uma criança feliz? Quais são seus pesadelos? Hoje parecem coisas muito pequenas... Mas quando você tinha sete anos será que essas coisas pequenas não eram tudo o que te pertencia? Essas coisas eram SEU mundo. E muito do que somos hoje é fruto do que vivemos na nossa infância, daquele mundinho só nosso.

     O enredo começa com um homem de quase cinquenta anos que vai até um funeral, mas não resiste e volta para ver a casa onde viveu quando era apenas um garotinho.  Porém, ele se lembra de uma fazenda que fica no fim da estrada, e lembra também que os grandes momentos que viveu foram lá. Ele é atendido por uma das mulheres da família Hempstock e segue até um lago... Um lago que o fará relembrar detalhes de sua infância e de sua amiga Lettie.

"Mas ali, naquela saleta, tudo estava voltando. As lembranças estavam à espreita nos arredores das coisas, acenando para mim. Se você me dissesse que eu tinha novamente sete anos, por um breve instante eu quase poderia acreditar."

"Para onde ela foi? Estados Unidos? Não, Austrália. Era isso. Algum lugar bem longe. E não era mar. Era oceano. O oceano de Lettie Hempstock. Lembrei-me disso, e, ao lembrar, lembrei-me de tudo."

     O livro se passa em Sussex, na Inglaterra. Há quarenta anos o protagonista tinha apenas sete anos e uma família feliz. Mas, por causa de dinheiro, eles tiveram que fazer alguns sacrifícios e um deles foi deixar um dos quartos na casa livre para alugar à inquilinos. E foi o quarto do tal garoto teve de ser esvaziado (o protagonista não tem nome imagino que para que nos identifiquemos com a história ou porque é uma mistura de fatos da vida de Neil). Mas, certo dia, um dos inquilinos comete suicídio dentro do carro bem no fim daquela estrada onde fica a fazenda e coisas muito estranhas começam a acontecer, principalmente na vida do protagonista.

     Quando os policiais foram resolver todo o assunto do acidente, o garoto acaba conhecendo uma garotinha de 11 anos, Lettie Hempstock, que oferece ajuda e pede que ele a acompanhe até a fazenda para que fique lá um tempo até isso tudo passar. Lettie é uma das três mulheres Hempstock que vivem na fazenda e ela se refere ao lago que existe no fundo da casa como um Oceano. Nesse tempo juntos, Lettie e o garoto ficam muito próximos, pois Lettie poderá ajudar o seu novo amigo com as coisas difíceis que começarão a acontecer a partir do acidente. A garota não parece que tem apenas 11 anos, ela sabe muito de tudo e promete proteger o amigo de qualquer forma, custe o que custar.

     Uma entidade (não sei se essa é a palavra correta) aparece nas redondezas logo após o suicídio. E ela aparece como Ursula Monkton, uma mulher jovem e muito bonita que se oferece para ser a inquilina e cuidar das crianças, já que a mãe do garoto terá que trabalhar mais e ele também tem uma irmãzinha. Uma pena que a irmã do garoto tenha caído nos encantos de Ursula e se vira contra ele quando ele percebe que tem alguma coisa errada. O garoto presencia algumas coisas que o fazem ter certeza que as intenções da nova inquilina e “babá” dele não são nada boas. Ursula conquista a confiança da família, mas não a confiança do garoto e ela percebe isso. Sentindo-se ameaçada, ela se revela para ele o que ela é e diz que fará da vida dele um completo inferno. A partir daí, o garoto só tem a família Hempstock como ajuda e passa a ficar cada vez mais com Lettie para juntos tentarem enfrentar e se livrar dos elementos do mal que parecem ter visto um local para se estabelecer quando ocorreu o suicídio.

     O Oceano no Fim do Caminho, por ser uma fábula e pela sua construção misturando fatos cotidianos com uma fantasia tão sombria, tem um final extremamente reflexivo aonde todas aquelas perguntas do início da resenha vão fazer sentido! O livro faz você se questionar sobre suas lembranças, seus pesadelos, seus medos, sobre a morte, sobre as decepções... Sobre toda sua vida!

     Mas, para que as coisas façam sentido, não cometam o mesmo erro que eu, ok? Eu tive que reler várias partes, porque eu nunca li nada do autor e não esperava uma leitura tão profunda! NÃO SE ATREVA A LER ESSE LIVRO COM CABEÇA, CORAÇÃO E ALMA DE UM ADULTO! Prepare-se e entre na história de cabeça. Sinta-se uma criança novamente, porque a fantasia no universo da criança é real, como o bicho papão para mim também era! Eu acredito que é esse o espírito do livro...  Fazer o leitor regressar e refletir!
"[...] Vou dizer uma coisa importante para você. Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles se parecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade. A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho. [...]."

     A criança consegue fazer um lago ser seu Oceano, o cheiro de uma comida de fazenda ser a melhor coisa do seu dia ou da sua vida toda! 

“Não é um lago — corrigiu Lettie. É o meu oceano. [...]”

     E os adultos se esquecem disso, perdem a esperança nas coisas e nas pessoas... Nós simplesmente desistimos e nos conformamos com tudo como está.

“Adultos seguem caminhos. Crianças exploram. Os adultos ficam satisfeitos por seguir o mesmo trajeto, centenas de vezes, ou milhares: talvez nunca lhes ocorra pisar fora desses caminhos, rastejar por baixo dos rododentros, encontrar os vãos entre as cercas.”

     A descrição desse livro depende de casa um e das sensações provocadas em cada leitor no decorrer da narrativa, pois como diz o próprio livro:

"[...] Pessoas diferentes se lembram das coisas de jeitos diferentes, e você nunca vai ver duas pessoas se lembrando de uma coisa da mesma forma, estivessem elas juntas ou não. [...] "

     Por fim, depois de 24h pensando em como fazer essa resenha, sinto-me na obrigação de tentar ser uma pessoa melhor e fazer dos meus Lagos, Oceanos!

NOTA DELA:

Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Oi Karina!
    Nunca li nada do Neil Gaiman, acho que esse será o meu primeiro...
    O fato de provocar reflexões o torna ainda mais incrível.

    Adorei os quotes :)
    Beijos
    ​​​​​​LiteraMúsicas - Tem promoção especial de Halloween lá no blog. Não fique de fora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego nunca tinha lido nada dele, precisei reler para prestar atenção em cada frase porque tudo é importante... O fim te deixa meio confuso. Eu peguei o livro porque eu tava lendo livros enormes e queria um para relaxar! Só que não né?! E os quotes são infiniiitos de tão bons! ahahahaha dá para fazer um post só com os quotes!
      Leia sim, recomendadíssimo e ele tá com preços bons! ;)
      Muito obrigada pela visita, fico muito feliz! <3

      Excluir
    2. Karina!
      Faça um post com os quotes então rs
      Eu adotei a política de não comprar livros enquanto não terminar de ler os que tenho... Me mantive longe das tentações por três meses já!
      Eu achei esse livro por R$ 17,00! Quase comprei kkkkk
      Não posso! hahaha

      Que bom que gostou da visita! Sempre vou dar uma passadinha qui :)
      Beijos

      Excluir
    3. Diego já vi ele por 11,00 na amazon! hahaha Vamos guardar as moedinhas para a black friday! Dia 28 de novembro!!!! Muahahaha

      Excluir
  2. Não foi o primeiro que li do Neil, mas, apesar de já estar acostumada com o estilo dele (histórias pra adultos disfarçadas de histórias para crianças), me surpreendi muito ao ler Oceano. O achei ao mesmo tempo perturbador e muito bonito. E concordo com o que você disse a respeito dos Lagos serem Oceanos para as crianças... Tudo o que a gente tem nessa idade, por pouco que seja, é... bem, tudo. O que não significa em absoluto que seja pouco importante quando crescermos. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Manu eu nunca tinha lido nada dele e fiquei de queixo caído quando terminei esse! Eu ficava "meu Deeeeus eu não entendi o livro" hahahaha mas reli algumas partes e fiquei refletindo dias sobre ele até que consegui fazer a resenha....e o pior é que não sei nem se é isso que ele quis transmitir, porque ele abre o caminho totalmente para nossa imaginação. Espero que estejamos no caminho certo! Mas sem dúvidas ele é genial! Vc Já leu Coraline? Eu morro de vontade de ler, pena que o preço tá meio tenso agora!
      Beijão e obrigada por visitar =D

      Excluir
  3. Neil Gaiman é sonhador inveterado, ele é fonte de expiração para mim. A visão dele é fantástica, criatividade e genialidade surpreendentes. Este livro já esta na minha lista de próximos a serem lidos há algum tempo, com certeza será a minha próxima aquisição. Pra fazer um adendo fiz um post sobre escrita criativa e de qualidade em que linkei um vídeo do Gaiman.
    http://sociedade-do-saber.blogspot.com.br/2014/10/faca-boa-arte.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Tiarles que bacana! Pra vc que já está mais habituado com esse tipo de escrita será ainda mais fantástico! Quando fui fazer a biografia dele aqui no Blog eu fiquei impressionada com a genialidade dele e a originalidade também. Alguém já me falou de um vídeo dele, mas eu esqueci, que bom que vc apareceu e me indicou mais um vídeo dele! Vou ver agorinha antes que eu acabe esquecendo! Quero muito ler Coraline também! Beijão ;)

      Excluir
  4. Nossa, eu sou doida pra ler esse livro. Deve ser uma dessas estórias que fazem a gente viajar pela nossa vida inteira!
    Sei la.. é a impressão que me passa!
    Obrigada por visitar meu blog
    beijos
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, pode tratar de ler então porque é isso mesmo que ele faz! Nos deixa com uma sensação inexplicável. Recomendadíssimo. E quando ler não deixe de vir me contar se gostou tá?

      Beijão ;)

      Excluir
  5. Oi Karina!!
    Esta foi a melhor resenha que li de O oceano no fim do caminho. Totalmente coerente e profunda. Quando li este livro (como eu disse no outro comentário), eu fiquei totalmente sem reação. Eu não sabia se eu tinha gostado ou não. Fiquei em transe, melhor dizendo. Quando comentei com um amigo meu que havia indicado, ele me disse: Dani, lembre-se que o livro foi escrito conforme os olhos de uma criança. Aí fui cair na real, e ver que tudo o que estava escrito ali era "fantasioso". Era uma leitura - como você disse - para ler com olhos de criança. Eu preciso reler este livro, e refletir um pouco mais sobre cada pensamento.
    Engraçado que um dos trechos que você colocou aqui, foi um dos que eu queria ter marcado (mas não marquei porque o livro não era meu haha) "A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho. [...]."

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Daniii que bom ouvir isso da minha escritora preferida! Fico muito³²³²² feliz de você ter achado a resenha tão boa assim *___* Eu confesso que fiquei um tempão escolhendo quotes porque se vc for ver, toda frase é importante nesse livro! Tive que reler várias partes. Sério, se o objetivo era mexer com a minha cabecinha de jó, neil conseguiu... Eu lembro que pensava nele até tomando banho... Eu não me conformava como ele conseguiu fazer isso no livro... Vi um filme passando pela minha cabeça! Mas ele só faz sentido para quem se permite lê-lo com os olhos e alma de uma criança... Vi muitas críticas negativas ao livro no Skoob...pessoal falando que o livro é sem noção. Gente, é uma fábula!!! Me peguei pensando no meu livro fábulas de Esopo (acho q é isso) e eu adora aqueles animais que falavam.... Eu tinha medo da Cuca! Dani tudo isso veio nos meus pensamentos, inclusive olhar debaixo da cama antes de dormir pra ver se tinha fantasma, rs! Por isso a resenha demorou tanto para ser feita. Eu tava lendo do lado do Arthur e eu andava de um lado pro outro e falava "eu não acredito, lê vc e vê se faz sentido" hahahahaha se ele ler esse comentário vai me zuar =P
      Mas valeu muito a pena e eu bebê chorão agora não consigo parar de falar que quero Coraliiiine! auahauahauhau vc já leu?
      Beijão ;)
      Quando eu voltar pra porto feliz já vou levar os papéis preparados para fazer a TAG que vc me indicou! Ela é simplesmente genial! xD

      Excluir
    2. Coraline é PERFEITO... foi o primeiro livro que li do Gaiman... apesar de ser considerado infantil, tem um suspense MUITO bom....
      uahuahuaha responda a TAG simmm... to curiosa!!
      Beijoo

      Excluir
    3. Pode deixar...vou colocar tudinho em ordem em novembro! Inclusive seu livro, não vejo a hora de voltar lá pra Porto Feliz e fazer essas coisas! hahaha
      Beijão e vou procurar Coraline por um preço bacana! <3

      Excluir
  6. Eu amo o Neil Gaiman , to louca pra ler esse livro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai se arrepender viu?! O Livro é maravilhoso!!! <3
      Beijão!!!

      Excluir