Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Resenha: Extraordinário



Resenha

Extraordinário

Autor: R J Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.









OPINIÃO DELA:

     Nada poderia definir melhor esse livro do que o próprio título dele: EXTRAORDINÁRIO!


     O livro é narrado pelo garotinho mais fofo do universo, Auggie, e também por pessoas próximas a ele, o que é muito interessante porque conseguimos ter várias visões sobre a vida e a convivência de Auggie com as pessoas. Auggie não é um garoto triste, mas a crueldade das pessoas faz com que ele se sinta muito mal e não quer que as pessoas o vejam, pois quando isso acontece ele percebe os olhares. Olhares de desprezo, de asco, de medo, de susto... O que poderia machucar mais um garotinho do que saber que nunca vai conseguir que olhem para ele sem se espantar só porque ele não se encaixa na beleza que nos cobram e(x)ternamente?! O olhar preconceituoso das pessoas acaba com todas as aspirações do menino.


    O livro tem momentos muito emocionantes, mas também tem momentos de diversão. A narrativa de Extraordinário consegue fazer o leitor perceber como uma família e amigos são influenciadas por ter um garotinho com uma deformidade. Causa um desconforto em qualquer um pensar que talvez você já tenha olhado de um jeito estranho para um garoto como Auggie e que isso pode ter estragado a semana toda dele! É um livro comovente e muito impactante, de escrita simples, mas com uma mensagem maravilhosa! A história de Auggie vai tocar todo tipo de leitor. Uma superação para Auggie e uma reflexão sobre preconceito para todos nós.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo" - August Pullman


NOTA DELA:








OPINIÃO DELE:


   Extraordinário é um livro muito bonitinho. Conta a história dessa pequena criaturinha cativante, o Auggie, e das dificuldades que ele passa em sua vida apenas por ter nascido com um único gene defeituoso. A história escancara preconceitos presentes em toda a sociedade e mostra o quanto um ato impensado, uma reação inesperada, mesmo que sem intenção, podem machucar profundamente alguém. E nos faz pensar: como será que nós, que nos julgamos livre de preconceitos, reagiríamos em uma situação parecida? 

     Por outro lado, acho que a autora tinha um grande enredo em sua cabeça, com um potencial gigantesco, mas acabou não o desenvolvendo totalmente. É uma pena. O livro, a meu ver, deixa a desejar nesse quesito. 

     No mais, é certamente um livro para se ter na estante. Até mesmo elementos que geralmente não me atraem, como capítulos na maioria das vezes muito curtos, nesse livro foram bem aproveitados; o livro com seus capítulos pequenos parecia um grande pacote de Bis: quando acabava um, eu pensava "vou ler só mais um". E assim li 250 páginas em uma noite, em detrimento da minha pós graduação na manhã seguinte, deixando apenas as últimas 60 páginas para reencontrar o Auggie no dia seguinte. E não apenas dele sentirei saudades, assim como da Via, do Jack Will, da Summer, do Sr. Buzanfa e, especialmente, da Daisy. Sabe quem é ela? Não? Leia EXTRAORDINÁRIO...

    Ah, Auggie, antes que eu esqueça, também queria te mandar uma premissa: "Deus dá o frio conforme o cobertor" - Demônios da Garoa.

NOTA DELE:







Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário